domingo, 10 de julho de 2011

O que é Psicologia Tomista?

Quando disse para as pessoas que meu blog para a faculdade seria sobre psicologia tomista, muitos perguntaram o que é isso, sem fazer muito idéia do que se trata.
A expressão psicologia tomista diz respeito a parte da obra de São Tomás de Aquino sobre a alma humano, tanto a parte filosófica, como também dos estudos verdadeiramente científicos que Doutor Angélico fez sobre o psiquismo, muito influenciado pela psicologia de Aristóteles, Boécio, Santo Agostinho, São Boaventura, e de outros tratados psicológicos existentes na época. Como o tomismo é uma verdadeira escola filosófica (no sentido mais legítimo do termo), ele não engloba só a obra de São Tomás, mas também os seus continuadores, no decorrer dos séculos, e a psicologia tomista também engloba a obra desses estudiosos continuadores.
Psicologia tomista é também o nome dado a uma escola da psicologia atual, de inspiração profundamente católica, que procura resgatar a psicologia de São Tomás e dos tomistas de um imerecido e danoso esquecimento, fazendo estudos científicos dentro de uma visão cristã sobre o homem, sobre a alma humana, não negando a existência do transcendente e do espiritual, e que procura estar sempre em harmonia com a Verdade Revelada, a Fé Católica, como aliás sempre fizeram os filósofos e cientistas do período escolástico. Decisivo para o nascimento desta escola da psicologia foi o “renascimento” da escolástica no século XIX, depois de séculos de perseguição e desprezo no ocidente moderno.
Mesmo com a tendência da Ciência Moderno de fugir da influência e de interpretações filosóficas, sabemos da enorme relevância que diversas filosofias terão no desenvolvimento das diferentes escolas modernas da psicologia. Basta lembramos das escolas existencialistas e humanistas da psicologia; da influência da fenomenologia de Edmund Husserl e do idealismoalemão sobre a Gestalt; a doutrina anticristã, anti-humanista e pós-moral de Nietzsche sobre a psicanálise, que aliás também bebe das influências do romantismo alemão, de Leibniz e da Cabala (ou Kabalah), a gnose(doutrina secreta, ocultismo) judaica; O behaviorismo terá uma inflûencia enorme do positivismo e do pragmatismo(mais particularmente o radical de Skinner), e muitas e muitas outras. De fato, é normal que diversas concepções sobre o homem, que diversas doutrinas filosóficas trazem, acabem engendrando interpretações diversas sobre o homem e sobre os fatos mentais
Apesar de ser uma escola “jovem”, a Psicologia Tomista representa uma tradição milenar na ciência da psyqué, pois começada com Aristóteles, nos estudos iniciados por esse grande filósofo neste sentido ( e que hoje são tão pouco reconhecidos!), e que foi magnificamente aperfeiçoada por grandes nomes da Cristandade, como Santo Agostinho e principalmente Santo Tomás de Aquino, tornando-se mais autêntica e luminoso com a Luz da Verdade que vem de Cristo, através de uma visão verdadeiramente cristã sobre o homem. Ou seja, a psicologia tomista é a representante da Filosofia Tradicional na psicologia moderna.

6 comentários:

  1. Sou Católico e estudante de Psicologia, gostaria de solicitar algumas referências literárias sobre essa escola de pensamento.
    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Como Católica e amante de psicologia, ta aí uma coisa que vou estudar com muito gosto

    ResponderExcluir
  3. Misturar os estudos da Psicologia com os dogmas da organização romana é uma piada. Onde a organização romana botou a mão a corrupção dominou. Triste!!! ( O Vaticano é uma organização política criminosa, fato!!)

    ResponderExcluir
  4. Não se trata de dogmas. Trata-se de filosofia e antropologia. O "aprendo sempre" não aprendeu a ler ainda...

    ResponderExcluir
  5. Procure sobre Psicologia Tomista nos artigos do Martín Frederico Echavarria no site academia.edu

    ResponderExcluir
  6. Estou entrando no período 9 de psicologia em universidade pública nunca ouvi falar da psicologia tomista...acredito que seja uma das vertentes que o marxismo abomina.

    ResponderExcluir